quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lucas Fernando Rodrigues n:22
6°ano E
O  rio Nilo atravessa uma vasta planície.uma vez por ano,na época das cheias,as águas do Nilo sobem muitos metros acima de seu leito normal,inundando uma vasta ao longo de suas margens.Quando as águas baixam,deixam  descoberta uma estreita a faixa de terras férteis,prontas para o cultivo.Desde a Antiguidade as águas do Nilo fertilizam os campos,beneficiando a agricultura do    Egito.Foi nas terras férteis do vale deste rio que se desenvolveu a civilização egípcia.Cada metro de terra era precioso e tinha de ser muito bem cuidado.
   Todos os anos entre o mês de junho,o nível das águas do Nilo começavam a subir.Era o inicio da inundação e durava até Setembro. Sesóstris  repartiu essas preciosas  terras entre uns poucos agricultores privilegiados.O rio derrubava cercas de pedras ao avançar sobre as margens, é essas cercas que os agricultores usavam para saber o limite de terreno do outro agricultor.Para a medição eles usavam cordas.Havia uma unidade de medida assinada na própria corda.
   No entanto,por mais adequada que fosse a unidade de medida escolhida,dificilmente cabia um número de vezes no lados no terreno.Por isso os egípcios criaram um número fracionário,a fração.
   Os egípcios interpretavam a fração somente como uma parte da unidade.No sistema de numeração egípcio ,os símbolos repetiam-se com muita frequência.Por isso tanto os cálculos com números inteiros quanto aqueles que envolviam números fracionais eram muito complicados

Nenhum comentário:

Postar um comentário